O melhor casamento não é sinónimo do casamento mais caro. E organizar um casamento criativo, bonito e de qualidade é possível, mesmo com um investimento reduzido. O segredo para ter um casamento low cost e memorável está no planeamento!
Antes de mais, sentem-se e façam uma lista daquilo que é realmente importante para terem no vosso casamento. Assim, vão perceber aquilo de que conseguem abrir mão e definir um budget que faça sentido para vocês.
Este é dos primeiros passos que devem dar e é também um dos mais importantes da vossa jornada. Não só vão garantir que estão em sintonia, como também têm consciência dos gastos possíveis. Vai ser muito útil porque desta forma garantem que não vão ultrapassar o valor que definiram.
Esta é uma das dicas que já devem ter ouvido — e é por um bom motivo! Quando estiverem a contactar fornecedores não refiram que estão a planear um casamento. A razão é simples: existe a possibilidade de os preços dispararem se o fizerem. Os fornecedores sabem que os noivos estão mais predispostos a gastar extra para que nada fique em falta no seu grande dia. A nossa dica, digam apenas que estão a organizar um evento ou uma festa!
A época alta dos casamentos vai de maio a setembro. Ou seja, por norma, é mais caro casar nestes meses do que no resto do ano. Por isso, se estiverem a planear um casamento low cost, é recomendável que olhem para algumas datas na época baixa. Os valores dos espaços e serviços de casamento são inferiores nesta altura e com alguma criatividade até podem ganhar com isso.
Por exemplo, casar em janeiro ou fevereiro não terá o calor ou o céu limpo do verão, mas permite aproveitar a época dos saldos. Assim como casar em dezembro dá a chance de realizar a cerimónia durante o Natal, o que pode dar umas fotografias bem diferentes e bonitas no álbum de casamento. E de desfrutar a lareira, claro!
Uma outra alternativa será fazerem a cerimónia durante a semana.
O número de convidados é dos aspetos que mais vai mexer com o vosso orçamento. Mais convidados implica um espaço maior, mais comida e tantos outros extras que vão aumentar as vossas despesas.
Se o vosso budget é mais reduzido, vai ser preciso fazer escolhas. Por exemplo, se preferirem esticar o orçamento para desfrutarem da lua de mel no vosso destino de sonho ou até investir num vestido de noiva mais caro, cortar no número de convidados ou no menu pode ser uma opção para chegar a esse fim.
Se forem este o vosso caso, convidem apenas a família e os amigos mais próximos. Pensem naqueles que estão sempre presentes e que são testemunhas do vosso amor no dia a dia. Depois, há também a opção de não convidar acompanhantes ou crianças. No entanto, neste último ponto, tenham em consideração que há pessoas que podem levar a mal ou simplesmente não terem ninguém com quem deixar os filhos.
Podem comprar um vestido ou um fato em segunda mão, ficar atentos aos saldos e promoções ou mesmo optarem por um vestido branco e um fato que passem perfeitamente por roupa de noivos.
As noivas podem dar um toque pessoal ao casamento e usar um vestido da mãe ou avó, adaptando-o ao seu estilo e constituição física numa costureira. Outra opção é comprar o tecido que quer e mandar fazer numa costureira.
Os noivos têm um pouco mais de sorte, pois encontram vários fatos com bom corte, a preços em conta. Para dar um toque diferente pode arriscar nas meias ou na gravata.
Na decoração comprarem a decoração, façam vocês mesmos, aproveitem aquilo que já tem em casa, como luzes, velas, flores, fotografias, entre outros. Dá mais trabalho, mas a poupança será significativa.
Quanto às flores, quer seja para o bouquet ou decoração da festa, prefiram flores da época, pois são mais fáceis de encontrar e mais baratas.
Se têm um familiar ou amigo com uma casa ou jardim grande, peçam-lhe para fazer lá o casamento. Caso contrário, comparem a diferença de preços entre arrendar um espaço com tudo incluído, desde o catering à decoração, a um local alternativo como uma casa de turismo rural ou até mesmo um moinho.
Quem não adora petiscar? Casamentos com buffet são cada vez mais comuns e não são menos apreciados por isso. Os noivos acabam por pagar menos por cada convidado e os convidados têm a oportunidade de comer uma ementa variada.
Outra opção passa por deixar a cerimónia mais para o final da tarde e fazer um lanche ajantarado. Se vão fazer em casa de familiares ou amigos, peçam ajuda a todos e preparem a refeição antecipadamente.
No que toca às bebidas, podem chegar a acordo com quem vai tratar do catering e comprar vocês mesmo as bebidas, poupando alguns euros.
Negoceiem com os fornecedores um desconto por pagar na totalidade em vez de estabelecer um plano de prestações.
Caso não disponha dos fundos necessários pode recorrer ao crédito pessoal sem finalidade especifica do Banco Primus S.A., um processo de contratação simples, rápido e 100% digital. Para mais informações consulte o nosso site em www.bancoprimus.pt .